Itapevi faz 52 anos e quem comemora é você!

RutheJaciUma programação de vários eventos vão marcar o aniversário de Itapevi, comemorado no próximo dia 18 de fevereiro. Entre as atrações estão shows musicais, entrega de obras, Missa de Ação de Graças e Sessão Solene na Câmara Municipal.

Confira abaixo entrevista exclusiva com a prefeita Dra. Ruth Banholzer e seu vice, Jaci Tadeu, que falam sobre o desenvolvimento de Itapevi nos últimos seis anos.

 

 

RutheJaciGrandePrefeita Ruth Banholzer e vice-prefeito Jaci Tadeu concedem entrevista ao jornalista Alex Deive e Nilton Ramos

Hoje Itapevi está comemorando 52 anos e a Sra. comemora no mesmo dia o seu aniversário. Como a Sra. se sente com esse fato?

Dra. Ruth – Eu sempre fico muito lisonjeada com essa coincidência. É muito gratificante para mim ter nascido no mesmo dia em que decidiram emancipar essa cidade. Fico muito feliz em festejar meu aniversário junto com a cidade que eu amo.

 

 

Se a Sra. pudesse fazer um pedido nesse aniversário qual seria?

Dra. Ruth – Depende de a quem eu peço. A Deus eu peço todos os dias para iluminar a mente e o coração dos nossos governantes. À Dilma eu peço que acelere o nosso processo de canalização, que é uma obra grande e que vai trazer prevenção às enchentes na nossa cidade. Para o Governador eu pediria que olhasse com mais carinho para a cidade porque nós não temos suporte suficiente do governo do Estado.

Antigamente, após uma chuva forte a cidade alagava, o que acarretava muito prejuízo e risco de vida aos moradores. Este ano, mesmo com as fortes chuvas, percebemos que a cidade está conseguindo se manter sem enchentes. A que se deve isso?

Jaci Tadeu – Investimos muito no sistema de escoamento, desassoreamento dos rios e nas obras de prevenção para toda a saída de água e escoamento, porque água não se segura, não se contém, você facilita a saída. Esse projeto ficará marcado em nossa cidade como o maior investimento em um programa do governo municipal.

Que projeto para o futuro a Sra. visualiza para Itapevi?

Nós temos grandes desafios pela frente em termos de infraestrutura. Temos uma cidade extremamente acidentada. Nosso asfalto é muito caro, mas nós temos mais 80 quilômetros de asfalto para implementar. Mas uma das minhas metas, que já atingi 90% dela, é a melhoria da qualidade da educação. Essa melhoria é um conjunto de ações que passa pelo espaço físico, que temos investido muito em reformas e ampliações, e hoje as escolas municipais de Itapevi são todas de qualidade. Outra etapa é a qualidade do ensino, com a formação dos professores, e também as condições de aprendizado para os alunos, ou seja, uma boa merenda, uniforme escolar, material escolar, etc. Temos hoje mais de 30 mil alunos matriculados na cidade.

Itapevi tem recebido muitas empresas. Qual desses novos empreendimentos você destacaria como uma mudança de rumos na cidade?

Jaci Tadeu – Hoje a Cacau Show emprega mais de mil funcionários de Itapevi. Sem dúvida é a empresa que mais emprega em Itapevi. Existem outros que estão chegando e tem o processo gradativo de transição, pois eles trazem alguns funcionários e outros são contratados no município. Na área do varejo nós temos o Lojão do Brás, que de 140 vagas, 135 delas são para moradores de Itapevi. Em breve teremos uma nova loja no setor de varejo que deve empregar mais de 70 pessoas em Itapevi. Fora isso temos um projeto grande na saída de Itapevi pela Castelo Branco, um projeto da ordem de 80 mil metros quadrados que está em fase de avaliação mas é bastante audacioso, que inclui como contrapartida aliviar o trânsito pesado da cidade. Então temos empresários que estão chegando com seriedade, com vontade, devido à transparência que a administração deu ao empresariado.

Como está o andamento do projeto do Corredor Oeste?

Jaci Tadeu – Fizemos uma reunião há 15 dias com o gerente do projeto e ele também não soube dar datas. Está parado. Com essa transição no governo Estadual, nos solicitaram um prazo até março para retomarmos as discussões.

Como é essa parceria entre a prefeita Dra. Ruth com o vice Jaci Tadeu? Qual o resultado dessa equação?

Dra. Ruth – É sinônimo de desenvolvimento. O Jaci não foi escolhido atoa, ele é um homem ligado ao empresariado, é engenheiro e empresário e eu sabia que ele podia me ajudar a trazer o desenvolvimento para a cidade. Nós conseguimos fazer uma junção do conhecimento político com o conhecimento técnico, da área industrial, do empresariado. Ele conquistou um grande espaço na administração, tanto que hoje quando empresários me procuram eu já direciono ao Jaci. Nós nos equilibramos nessa administração.

Existe um planejamento para desafogar o centro de Itapevi e criar um centro comercial como Barueri fez?

Jaci Tadeu – Dentro desta linha de raciocínio, é preciso olhar a cidade como um todo. Se olharmos a região na divisa com Jandira e na divisa com Cotia, estamos saturados, não há mais espaço. Ai temos uma linha férrea, onde no lado de cima está a área industrial e empresarial e abaixo está uma área de preservação, voltada ao residencial. A cidade só cresce neste eixo. Então eu diria que o novo centro da cidade será Santa Rita, Ambuitá e Amador Bueno, é uma questão de bom senso. A intenção nossa ao levar o Paço Municipal para essa região, também se leva o desenvolvimento. Com uma diferença, como ainda há espaços abertos, nós fiscalizamos e organizamos o seu crescimento e em um futuro muito próximo consertando esse adensamento que temos na cidade, com um novo centro comercial e um novo centro administrativo.

Dra. Ruth – Eu fui muito criticada quando enviei para a Câmara uma lei que pede a municipalização do trecho da Renê Benedito até a altura da Vila Jóia. Porque é este perímetro que se tornará o eixo central da cidade. Não tem sentido ter uma rodovia nesse trecho. Então quem me critica, não tem visão de futuro, não tem visão do crescimento da cidade. Será uma avenida e não uma estrada. As leis de uma avenida são diferentes de uma rodovia.

Que mensagem deixa para a população de Itapevi neste aniversário?

Dra. Ruth – Eu quero dizer para a população que eles podem continuar esperando a mesma seriedade e o mesmo emprenho que eu apliquei nesses seis anos, nos próximos dois anos de mandato. Que nós possamos chegar ao final de 2012 comemorando, nunca chorando. Estaremos todos muito felizes.

Jaci Tadeu – Mais do que fazer parte de um governo vitorioso, nós mostramos que é possível fazer. Mostramos que sonhar é permitido, desde que você sonhe com os pés no chão. A mensagem que eu deixo para Itapevi é que ela vá daqui para melhor. A população tem que ficar atenta, independente de quem seja o governante dessa cidade, tem que fazer, porque nós provamos que é possível fazer. Nó demos as condições. Acredito muito que em breve estaremos com um desenvolvimento próximo ao da cidade de Barueri.

 Parcerias – Jornal Alternativa – Diretor Alex Deive / Itapevi Notícias – Diretor Nilton Ramos

Fotos – Nilton Ramos 

Relacionados